Main

junho 09, 2009

Ilusão Visual: A Janela de Ames

Esta ilusão visual criada por Adelbert Ames utiliza a perspectiva para produzir um efeito incrível (dica: a janela não é retangular, mas sim trapezoidal...)

agosto 18, 2006

Vendo com Olhos de Gato

catvision.jpg

Estas são as primeiras imagens de um experimento extraordinário que verificou como é enxergar através dos olhos de outra criatura.

A Dra. Yang Dan, Professora Assistente de Neurobiologia na Universidade da Califórnia em Berkeley, juntamente com Fei Li e Garrett Stanley, conduziu 11 experimentos nos quais eram registrados sinais de 177 neurônios do tálamo de gatos; esses neurônios respondiam a estímulos luminosos no campo visual dos animais.

Os pesquisadores utilizaram uma técnica de decodificação linear de sinais para converter os sinais captados em imagens.

As imagens são borradas, mas poderiam ser melhores se mais células ainda fossem monitorizadas; além disso, normalmente as imagens são intensamente processadas no cérebro para melhorar a sua qualidade.

No entanto, é perfeitamente possível reconhecer a figura original...

junho 15, 2006

O Quadrado Impossível e a Seleção Brasileira

imp_steel_square.jpg

A seleção brasileira de futebol deveria ter um "quadrado mágico" no ataque, formado por quatro atacantes de altíssimo nível.

Até o momento, entretanto, esse "quadrado mágico" está mais para um "quadrado impossível", como o da figura ao lado.

As "figuras impossíveis" são clássicas ilusões visuais.

Veja outras figuras impossíveis no site "Amazing Art".

E vamos torcer para que o "quadrado mágico" do futebol seja um pouco menos impossível no próximo domingo...

abril 10, 2006

Os Olhos São Enganados por Bolas "Com Efeito"

rcarlos.jpg

Não culpe o goleiro que não consegue defender uma bola "com efeito". O sistema visual humano não parece ser equipado para seguir as curvas descritas por uma bola que gira rapidamente sobre o próprio eixo, diz Cathy Craig, uma psicóloga da Queen's University em Belfast.

Craig tirou a inspiração para a sua pesquisa de um gol que o jogador Roberto Carlos marcou para o Brasil em 1997. "Todos pensavam que a bola passaria ao largo, mas no último minuto, ela fez uma curva".

Ela decidiu testar se jogadores experientes seriam capazes de seguir as trajetórias de bolas que giravam sobre o próprio eixo (bolas "com efeito"). Ela pediu aos jogadores que tentassem prever se as bolas terminariam no gol em ambientes de realidade virtual que simulavam bolas girando a 600 revoluções por minuto. Até mesmo os profissionais eram incapazes de prever como esse "efeito' afetaria a trajetória da bola.

A rotação da bola produz algo conhecido como uma força de Magnus, que acelera a bola numa direção que nós simplesmente não conseguimos processar, diz Craig. Nós podemos antecipar o efeito da gravidade sobre objetos em movimento, pois isso foi importante durante a evolução. "Mas bolas "com efeito" não ocorrem naturalmente. Por que a natureza se incomodaria em produzir um sistema visual que fosse adaptado a elas?" diz Craig.

Fonte: Edição 2541 da revista New Scientist, 3 de março de 2006, página 19.

março 21, 2006

Mais Uma Ilusão Interessante !

image.gif
Se os seus olhos seguirem o movimento do ponto cor-de-rosa que gira, você verá apenas uma cor, a rosa.

Se você fixar a cruz no centro, o ponto em movimento ficará verde.

Agora, concentre-se na cruz no centro da figura. Após um curto período de tempo, todos os pontos cor-de-rosa desaparecerão lentamente, e você verá apenas um ponto verde girando!

É impressionante como o nosso cérebro funciona: na realidade, não há nenhum ponto verde, e os pontos cor-de-rosa não desaparecem!

março 09, 2006

Ilusões de Óptica no Site da At-Bristol

Wife_image.jpg

Todas as clássicas iluões de óptica podem ser encontradas neste site: figuras impossíveis, pós-imagens, contraste de cores, ilusões de movimento, ilusão de Kaniza, cubo de Necker, etc.

Vale a pena conferir:

Link para a página da At-Bristol com ilusões visuais

janeiro 08, 2006

Dr. Bravo e Sra. Sorriso

hybface.jpg

Olhando de perto, você pode ver, na face da esquerda, um homem com raiva e, na face da direita, uma mulher com uma expressão facial neutra. Mas as faces podem mudar as expressões e até os gêneros! Se você semi-cerrar os olhos, desfocar a imagem ou piscar, um homem raivoso deverá sbstituir a face da mulher e a face da esquerda se "acalmará".

Esta ilusão impressionante, criada pelos Drs. Aude Oliva e Philippe G. Schyns, ilustra a capacidade do sistema visual de separar informações oriundas de diferentes canais de freqüências. Na imagem da direita, altas freqüências espaciais (AFE) representam uma mulher com uma expressão facial neutra, misturada com a informação, contida em baixas freqüências espaciais (BFE), relativa à face de um homem com raiva. Na esquerda, a face do homem com raiva é representada em detalhes finos enquanto a informação do rosto de mulher subjacente é feita apenas de traços desfocados ("blobs").

As face ambíguas acima, denominadas "faces híbridas", estão publicadas na revista Cognition, 69, 243-265, 1999, Editora Elsevier.

Veja mais no artigo de Schyns & Oliva, 1999

dezembro 12, 2005

O Piscamento Diminui a Atividade Cerebral

blink.gif
Por que o mundo não se apaga a cada vez que nós piscamos? Os pesquisadores do University College London dizem que é porque o piscamento desliga partes do cérebro de modo que nós não notemos a mudança.

O piscamento é difícil de estudar, mas os cientistas imaginaram um experimento engenhoso. Eles construíram um dispositivo de fibra óptica que era colocado na boca de um voluntário que usava óculos de natação à prova de luz. Quando o dispositivo era ligado, luz iluminava a retina através do palato, sem atravessar os olhos! Dessa forma, os pesquisadores podiam manter a retina iluminada mesmo com os olhos fechados.

Com ressonância magnética funcional, os pesquisadores verificaram, então, que quando a retina era estimulada com a fibra óptica, o piscamento reduzia a atividade cerebral em partes do córtex visual, parietal e pré-frontal. Assim sendo, foi comprovado que havia redução de atividade cerebral mesmo com a retina iluminada.

Esses achados nos ajudam a entender porque temos uma visão ininterrupta do ambiente que nos cerca, apesar de piscarmos 10 a 15 vezes por minuto!

Leia este artigo em inglês no site Neuroscience for Kids

dezembro 03, 2005

Abelhas Podem Reconhecer Faces Humanas

Você acha que todas as abelhas são iguais? Bom, para as abelhas, você não é igual a todos os outros humanos!
Um novo estudo demonstrou que as abelhas, que têm apenas 0,01% dos neurônios de um humano, são capazes de reconhecer faces.
Os humanos utilizam uma área muito especializada do cérebro, o giro fusiforme, para reconhecer faces. Mas será que animais sem um cérebro tão complexo podem fazer a mesma coisa?
Baseado na capacidade interessante das abelhas de distinguir entre diferentes flores, o cientista especializado em visão, Adrian Dyer da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, decidiu pendurar quatro diferentes faces de humanos na parede. Recompensando as abelhas com solução açucarada, eles demonstraram que os insetos repetidamente voavam em direção a uma face-alvo, mesmo quando a localização desta era modificada. Os acertos eram de 90%.
Quando a recompensa era retirada, as abelhas continuavam voando em direção à face-alvo, mostrando que haviam adquirido uma memória daquela face.
Este estudo foi publicado na edição de 2 dezembro de 2005 do Journal of Experimental Biology.
Para o cientista Michael Tarr, da Brown University em Rhode Island, Providence, essa tarefa de reconhecimento de faces deve ser bastante diferente da realizada pelos humanos; para ele, as abelhas apenas distinguem padrões diferentes, e ele suspeita que se os pesquisadores tivessem utilizado batatas teriam obtido o mesmo resultado. Segundo ele, “para as abelhas, nossas faces não passam de flores muito esquisitas”.