« Tutor Digital de Neuroanatomia | Main | Curso Online de Neuroanatomia da PUCC »

Os Chimpanzés "Dão Uma Mãozinha"

chimp.jpg

O altruísmo-ato de ajudar o próximo quando não se tem nada a ganhar-é tão raro no mundo animal que alguns pesquisadores acreditam que ele seja uma característica exclusivamente humana.

Até mesmo os chimpanzés, nossos parentes primatas mais próximos, não saem do seu caminho para pressionar uma alavanca que fornece comida a um indivíduo estranho (ScienceNOW, 26 de Outubro de 2005). Mas um novo estudo indica que os primatas não são sempre tão egoístas.

Os chimpanzés pareceram entender quando um humano estava em dificuldades e prestaram auxílio. Outro experimento do mesmo grupo de pesquisadores revelou uma sofisticada cooperação entre os chimpanzés, embora eles não tenham sido tão altruístas naquela situação.

Para o primeiro estudo, os psicólogos Michael Tomasello e Felix Warneken do Instituto max Planck de Antropologia Evolutiva em Leipzig, Alemanha, fizeram com que um tratador deixasse cair um lápis enquanto o chimpanzé o observava. Todos os três chimpanzés testados pegaram o lápis e o devolveram ao humano. O comportamento dos chimpanzés mostra que eles podem entender os objetivos de outrem e têm alguma motivação altruística, Tomasello e Warneken concluem na Science de 3 de março de 2006.

Mas os chimpamzés não foram páreo para bebês humanos, que responderam quase duas vezes mais rapidamente à mesma situação. Os bebês também pareceram concluir que ajuda era necessária em situações mais complicadas onde os chimpanzés ficavam perplexos, como quando alguém necessitava de auxílio para abrir uma gaveta para guardar umas revistas.

Num segundo estudo-publicado no mesmo número da Science-Tomasello e seus colegas Alicia Melis e Brian Hare sugerem que os chimpanzés podem colaborar uns com os outros de maneiras sofisticadas-pelo menos quando eles esperam um benefício potencial. Os pesquisadores colocaram comida numa plataforma armada de tal modo que os chimpanzés tinham que puxar ambas as extremidades de uma corda para obter o alimento. Quando as extremidades da corda estavam demasiadamente distantes uma da outra para que o chimpanzé pudesse puxá-las, ele abria uma porta e deixava entrar um outro chimpanzé, que o ajudava a puxar a corda e obter a comida. Quando tinham a escolha entre dois colaboradores prévios, os chimpanzés consistentemente escolhiam aquele que tinha sido mais eficiente na execução da tarefa de obtenção de comida.

Esses trabalhos permitem conclusões interessantes: que os chimpanzés podem ter algum tipo de comportamento altruísta; que eles podem solucionar problemas complicados de cooperação mútua; e que crianças muito pequenas têm uma programação genética não apenas para simplesmente imitar, mas também para ajudar.

Link para ScienceNow

Site
do Dr. Tomasello

Comentário de Silk sobre esses trabalhos (Science Perspectives)

TrackBack

TrackBack URL for this entry:
http://sadato.hypermart.net/cgi-bin/mt/mt/MT-3.2-en_US/mt-tb.cgi/60

Post a comment

(Se você nunca deixou um comentário aqui antes, você pode precisar ser aprovado pelo administrador do site antes que o seu comentário apareça . Até então, ele não aparecerá no site. Obrigado por aguardar.)