Main

novembro 09, 2009

Simpósio Euro-Brasileiro de Neurologia

Após um longo silêncio estou mais uma vez escrevendo uma entrada para este blog...e o motivo é excelente: divulgar o simpósio Euro-Brasileiro de Neurologia, que acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 27 e 28 de novembro de 2009.
Para saber mais, acessem o site da Academia Brasileira de Neurologia.

dezembro 08, 2008

Morre o Paciente H.M.

hm.jpg
Curiosamente, o meu último post neste blog havia sido sobre a entrevisra concedida à N.P.R. por Henry Molaison, o famoso paciente "H.M."; no dia 4 de dezembro de 2008 ele faleceu, aos 82 anos.
A reportagem está no New York Times online.

outubro 27, 2008

FDA Aprova Uso da Estimulação Magnética Transcraniana Para o Tratamento da Depressão

A agência americana para drogas e alimentos (FDA) acaba de aprovar a estimulação magnética para o tratamento da depressão, noticia o blog PsychCentral:

TMS Treatment for Depression Gains FDA Approval by John M. Grohol, Psy.D. October 9, 2008

For anyone looking for an alternative to medications or ECT for the treatment of depression, there’s a new FDA-approved option: transcranial magnetic stimulation (TMS).

NeuroStar TMS Therapy® is specifically indicated for the treatment of Major Depressive Disorder in adult patients who have failed to achieve satisfactory improvement from one prior antidepressant medication at or above the minimal effective dose and duration in the current episode. In clinical trials with NeuroStar TMS Therapy, these patients had been treated with a median of 4 medication treatment attempts, one of which achieved criteria for adequate dose and duration.

Transcranial magnetic stimulation (TMS) utilizes an electromagnet placed on the scalp that generates magnetic field pulses roughly the strength of an MRI scan. The magnetic pulses pass through the skin and skull, stimulating the underlying cerebral cortex.

NeuroStar also points out the side effects (or lack thereof) from the treatment:

* No systemic side effects, such as weight gain, sexual dysfunction, sedation, nausea, or dry mouth
* No adverse effects on concentration or memory
* No seizures
* No device-drug interactions
* The most common adverse event related to treatment was scalp pain or discomfort at the treatment area during active treatments, which was transient and mild to moderate in severity. The incidence of this side effect declined markedly after the first week of treatment.
* There was a less than 5% discontinuation rate due to adverse events.
* During a 6-month follow-up period, there were no new safety observations compared to those seen during acute treatment.

TMS is a 40-minute outpatient procedure that is prescribed by a psychiatrist and performed in a psychiatrist’s office. The treatment is typically administered daily for 4-6 weeks.

Of course, the real test of this treatment will be in independent followup studies done in the years to come. But for now, it’s good to have yet another treatment option available to anyone seeking help with their depression.

outubro 11, 2008

Reabilitação Cognitiva: Congresso em São Paulo

cabe2.png

abril 01, 2007

Blog do Prof. Merzenich

O professor Michael Merzenich, um dos maiores especialistas do mundo em plasticidade cerebral, agora tem o seu próprio blog.

Confiram !

janeiro 11, 2007

Reportagem da Folha de São Paulo Sobre Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva

tms2.jpg

Saiu hoje, na Folha de São Paulo, na sessão "Equilíbrio", uma boa reportagem sobre os usos terapêuticos da estimulação magnética transcraniana.
Vale a pena conferir!

setembro 23, 2006

Leilão Acadêmico

testt.jpg
No site Mercado do Campus está em leilão um exemplar antigo do livro Atlas de Anatomia Humana de Sobotta e Becher, em 3 volumes. É antigo, mas a anatomia humana não muda- pelo menos antes de milhares de anos...

setembro 18, 2006

Reportagem do Fantástico Sobre Estado Vegetativo Persistente

O assunto do nosso último post, sobre estado vegetativo persistente, foi objeto de uma reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, aqui no Brasil, ontem à noite. Eu participei como um dos entrevistados.

Leia a transcrição da matéria aqui.

setembro 02, 2006

Congresso da Psychonomic Society

logo1_02.gif
Alguém vai ao Congresso da Psychonomic Society?

agosto 12, 2006

Rollerbots, da Ficção à Realidade

Vocês se lembram da Rosie, a empregada-robô dos Jetsons, que se equilibrava agilmente sobre apenas duas rodinhas?

Bom, pesquisadores do Instituto de Robótica da Universidade Carnegie Mellon conseguiram fazer algo muito semelhante, que se equilibra em apenas UMA roda (na verdade, uma bola, daí o nome ballbot).

Visitem a página do projeto e vejam o filme:

agosto 08, 2006

Alunos da UnB Criam Artigo na Wikipedia

pa.png

Alunos do curso de Medicina da Universidade de Brasília contribuíram recentemente para a Wikipedia em português com um excelente artigo sobre o Potencial de Ação.

Vale a pena conferir clicando aqui.

junho 12, 2006

Conferência de Antonio Damasio

damasio.jpg

Notícia via Research.cafe:

No âmbito da 3rd European Conference on Positive Psychology (www.iep.uminho.pt/3ecpp), a realizar na Universidade do Minho entre os dias 3-6 de Julho de 2006, irá ter lugar a Conferência proferida pelo Professor Antonio Damasio (University of Southern California), intitulada: Understanding the biology of emotion.

Face à existência de diversos pedidos no sentido de assistir à referida Palestra, decidiu a Comissão Organizadora abrir inscrições especificamente para esta conferência, no valor de 25 Euros.

As inscrições deverão ser efectuadas até à data limite de 16 de Junho e o seu número é limitado.

junho 05, 2006

Vídeo de Uma Interface Cérebro-Computador

maio 30, 2006

Eric Kandel Fala ao Scientific American

eric_kandel.jpg

O neurocientista Eric Kandel, ganhador do prêmio Nobel, é o entrevistado da semana no podcast da Scientific American.

Kandel discorre sobre o seu passado e sobre o seu trabalho atual, e também especula sobre o futuro das pesquisas em neurociências.

Link para o podcast da Scientific American

Link para o arquivo mp3 da entrevista

maio 17, 2006

Agentes Secretos: Baratas Robóticas

baratas.jpg

Cientistas recentemente criaram pequenas baratas robóticas, tão perfeitas que são capazes de enganar as baratas de verdade. Tudo bem, talvez as baratas não sejam exatamente as criaturas mais difí­ceis de se tapear, mas mesmo assim esses pequenos robôs são impressionantes...

Quando despejados numa pequena área experimental com um labirinto de paredes curvas, os robôs se movem, viram e param. Eles podem correr com segurança evitando as paredes, obstáculos e uns aos outros, seguem as paredes, congregam em torno de um foco de luz ou até mesmo formam uma fila. Quando colocados na presença de baratas de verdade, os robôs rapidamente adaptam o seu comportamento, imitando os movimentos dos insetos reais. Recobertos com ferormônios extraídos de baratas, os robôs infiltrantes até enganam os insetos, que os tratam como criaturas reais.

Não apenas os robôs agiram como os insetos e interagiram com eles; eles também modificaram o comportamento das baratas. Por exemplo, as baratas reais, amantes da escuridão, seguiram as suas primas artificiais em direção a feixes de luz e se concentraram próximo a eles. Esse processo demorou duas horas, mas mostra como os humanos podem ser capazes de manipular o comportamento de uma colônia de insetos.

É o sonho dos exterminadores de insetos...

Veja a história completa aqui.

maio 14, 2006

Cientistas Japoneses Desenvolvem Mulher Andróide

android.jpg

Ela se chama Repliee Q1Expo.

Ela tem silicone flexível no lugar da pele e diversos sensores e motores que permitem que ela reaja de maneira quase humana.

Ela pode piscar e mover as mãos como um humano. Ela até parece respirar.

O Professor Hiroshi Ishiguro, da Universidade de Osaka, acredita que algum dia os robôs nos enganarão, fazendo-nos pensar que são humanos.


Vídeo da Repliee Q1Expo em ação

abril 19, 2006

Research-TV

research tv.gif

Acabo de descobrir a Research-TV, onde há muitos vídeos sobre ciência, inclusive diversos sobre neurociências e comportamento:

Link para "Scanning Brainwaves to Read The Mind"

Link para" Hemianopia: looking into the dark"

Link para "Brain Scans show ADHD differences"

Link para " Fit to fight depression"

abril 14, 2006

Saiu o IBSN do NeuroNews

:: NeuroNews já tem IBSN ::

ibsn_img.php.gif

Uns espanhóis inventaram o IBSN - Internet Blog Serial Number - para blogues, que é "primo" do ISBN para livros.
É muito fácil de registrar.

Para saber o que é o IBSN visite este link

fevereiro 16, 2006

FMUSP Distribuirá Olho Virtual em Congresso

A Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP finalizou o mais novo tema do Projeto Homem Virtual: o Olho Virtual.

Trata-se de um conjunto de imagens dinâmicas e interativas em 3D que representam de maneira clara e objetiva importantes conhecimentos oftalmológicos.

O CD do Olho Virtual torna fácil compreender a anatomia e os distúrbios de refração do olho, sendo útil para oftalmologistas, que precisam explicar aos pacientes as patologias, e também como ferramenta de ensino de anatomia e fisiologia.

O Olho Virtual será distribuído aos oftalmologistas no Congresso Mundial de Oftalmologia 2006, em São Paulo.

Data e local do Congresso :

Congresso Mundial de Oftalmologia 2006
Data: 19 a 24 de fevereiro
Local: Transamérica Expo Center & Hotel
Endereço: Av. Nações Unidas, 18.591, São Paulo – SP
Site: http://www.ophthalmology2006.com.br
Onde receber o Olho Virtual:
Transitions Optical
Estande 4007

Fonte: Jornal da Ciência

fevereiro 08, 2006

Neurocientista da UnB Recebe Honoris Causa na Itália

hc.jpg
O pesquisador Carlos Tomaz, coordenador da pós-graduação da Faculdade de Ciências da Saúde e professor do Departamento de Ciências Fisiológicas da UnB, acaba de receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de L´Aquilla, na Itália.

A honraria foi concedida pela Faculdade de Psicologia para destacar o trabalho do pesquisador na área de psicologia aplicada, clínica e saúde.

A homenagem é uma das principais distinções concedidas por uma universidade em reconhecimento ao trabalho de personalidades que tenham se distinguido pelo saber e atuação em favor das artes, ciências, filosofia, letras ou ao melhor entendimento entre os povos.

No próximo mês de abril, Tomaz vai à Itália receber a homenagem.

Dieta com Pouca Gordura Não Reduz Riscos à Saúde

Esta notícia não é de neurociência, mas acho que merece ser divulgada aqui:

O New York Times de hoje traz uma notícia sobre o resultado um estudo milionário (US $ 415.000.000,00), realizado pelo National Institutes of Health, dos Estados Unidos, envolvendo 49.000 mulheres entre 50 e 79 anos.

Esse estudo não foi capaz de demonstrar nenhuma diferença na incidência de câncer de mama ou de doenças cárdio-vasculares entre mulheres que fizeram uso de uma dieta pobre em gorduras durante 8 anos e um grupo controle da mesma idade e sexo que consumiu uma dieta normal.

Os especialistas alertam para o fato de que foi feita uma redução total das gorduras, o que não seria recomendável no caso das doenças cárdio-vasculares, onde se preconiza uma redução seletiva das gorduras saturadas.

Os autores do estudo alertam, entretanto, que uma dieta com uma redução moderada de todas as gorduras e substituição por frutas e verduras não teve nenhum efeito protetor contra câncer de mama e doenças cárdio-vasculares em 8 anos de acompanhamento.

Link para a reportagem do New York Times

Link para o estudo publicado no JAMA

janeiro 11, 2006

Gmail: Experimentei e Gostei!

gmail.png
Estou experimentando o famoso Gmail! Realmente é bastante interessante e muda a nossa maneira de gerenciar e-mails...

É interessante a filosofia de nunca apagar uma mensagem, e de tê-las organizadas como uma conversa concatenada...

Também podemos usar o Gmail como um disco virtual de computador que nos acompanha a todos os lugares, via internet...

Para aqueles colegas neurocientistas e estudantes que tiverem interesse, ainda tenho 10 convites para o Gmail. Para receber um, é só clicar em "comentários" abaixo e escrever um comentário solicitando o seu.

Terei prazer em enviar esses convites, mas não deixe para solicitar depois, pois eles se vão rapidamente...

dezembro 26, 2005

Mapa da Comunidade NeuroUnB

frappr.gif
Para quem ainda não sabe, este site acompanha uma lista de discussões do mesmo nome (NeuroUnB), do Yahoo Grupos. Já contamos com quase 250 membros!

Um novo site permite adicionar, num mapa, seu nome, uma foto (opcional) e uma breve mensagem.

Entre para o mapa, clicando AQUI.

Para entrar para o Grupo do Yahoo, envie e-mail para neurounb-subscribe@yahoogrupos.com.br

dezembro 07, 2005

Lançamento do CD Didático do Prof. Carlos Gonçalves

spike.jpgSerá lançado, hoje, às 19:30 hs, na Livraria Cultura do Shopping Casa Park, em Brasília, o CD "Propagação do Potencial de Ação", do Prof. Carlos Alberto Gonçalves, da Universidade de Brasília.
O CD é publicado pela Editora Universidade de Brasília; de acordo com o convite oficial para o lançamento:

Este material foi desenvolvido para auxiliar o professor e/ou o aluno na introdução de conteúdo teórico na área de Ciências Fisiológicas. Apresenta-se como material de apoio didático. Sua característica principal é a exploração de simulações interativas. Adota o modelo da célula nervosa e pode ser utilizado em cursos de graduação e pós-graduação.

O software visa ser um material auxiliar para o estudo e o ensino da matéria Propagação de Potencial da Ação*, considerada complexa, pois mistura conceitos de ciências biológicas e exatas, além de ser um assunto pouco explorado pelos materiais atuais de apoio didático. O modelo psicopedagógico eleito, denominado Aprendizagem Significativa, baseia-se em um Mapa Conceitual para estruturar a apresentação dos conceitos. Neste software, o Mapa Conceitual tem um segundo papel, o de permitir ao usuário ver qualquer parte do programa e navegar por ele com facilidade. Com isso, o professor pode personalizar a ordem de apresentação dos assuntos. Este software pode ser usado em data show, notebook e aulas à distância, substituindo transparências, vídeos e slides.

Os textos, que possuem uma linguagem simples, mas conceitualmente rigorosa, foram redigidos pelo professor Carlos Gonçalves, que leciona e pesquisa na área há vários anos. Com simulações interativas, apresenta inestimável valor didático. Além disso, pode ser traduzido para outros idiomas.

O programa foi desenvolvido em ActionScript 2.0, utilizado como ferramenta de construção o Macromedia Flash MX. Por isso é leve e ágil, não precisando de nenhum espaço em disco e rodando em praticamente qualquer computador, já que 98% dos computadores do mundo possuem Flash Player, que possibilita a visualização do programa em sistemas operacionais que não sejam o Microsoft Windows.

*Prêmio Paped 2003 (Capes/MEC).

**Fisiologia Revista é o nome do pacote que incluirá outros temas de Fisiologia em desenvolvimento na T+E.


Vale a pena conferir! Eu estarei lá!