Dieta com Pouca Gordura Não Reduz Riscos à Saúde
Esta notícia não é de neurociência, mas acho que merece ser divulgada aqui:
O New York Times de hoje traz uma notícia sobre o resultado um estudo milionário (US $ 415.000.000,00), realizado pelo National Institutes of Health, dos Estados Unidos, envolvendo 49.000 mulheres entre 50 e 79 anos.
Esse estudo não foi capaz de demonstrar nenhuma diferença na incidência de câncer de mama ou de doenças cárdio-vasculares entre mulheres que fizeram uso de uma dieta pobre em gorduras durante 8 anos e um grupo controle da mesma idade e sexo que consumiu uma dieta normal.
Os especialistas alertam para o fato de que foi feita uma redução total das gorduras, o que não seria recomendável no caso das doenças cárdio-vasculares, onde se preconiza uma redução seletiva das gorduras saturadas.
Os autores do estudo alertam, entretanto, que uma dieta com uma redução moderada de todas as gorduras e substituição por frutas e verduras não teve nenhum efeito protetor contra câncer de mama e doenças cárdio-vasculares em 8 anos de acompanhamento.
Link para a reportagem do New York Times
Link para o estudo publicado no JAMA