Cientistas recentemente criaram pequenas baratas robóticas, tão perfeitas que são capazes de enganar as baratas de verdade. Tudo bem, talvez as baratas não sejam exatamente as criaturas mais difíceis de se tapear, mas mesmo assim esses pequenos robôs são impressionantes...
Quando despejados numa pequena área experimental com um labirinto de paredes curvas, os robôs se movem, viram e param. Eles podem correr com segurança evitando as paredes, obstáculos e uns aos outros, seguem as paredes, congregam em torno de um foco de luz ou até mesmo formam uma fila. Quando colocados na presença de baratas de verdade, os robôs rapidamente adaptam o seu comportamento, imitando os movimentos dos insetos reais. Recobertos com ferormônios extraídos de baratas, os robôs infiltrantes até enganam os insetos, que os tratam como criaturas reais.
Não apenas os robôs agiram como os insetos e interagiram com eles; eles também modificaram o comportamento das baratas. Por exemplo, as baratas reais, amantes da escuridão, seguiram as suas primas artificiais em direção a feixes de luz e se concentraram próximo a eles. Esse processo demorou duas horas, mas mostra como os humanos podem ser capazes de manipular o comportamento de uma colônia de insetos.
É o sonho dos exterminadores de insetos...
Veja a história completa aqui.