« maio 2006 | Main | julho 2006 »

junho 18, 2006

Um Toque de Celular para Enganar os Mais Velhos

12ring.1901.jpg

Adolescentes na Inglaterra e nos Estados Unidos estão usando um toque de telefone celular de alta frequência (17 KHz), que a maioria dos adultos acima de 40 anos não consegue ouvir.

Enquanto a maior parte da comunicação entre os humanos utiliza frequências entre 200 e 8000 Hz, a partir da meia idade um fenômeno chamado presbiacusia reduz a capacidade de audição de altas frequências.

A ironia é que esse fato da fisiologia foi utilizado inicialmente num sistema de segurança para lojas, na Inglaterra, que pretendia produzir um alarme muito alto e desagradável para espantar adolescentes com comportamento suspeito, sem perturbar os clientes mais velhos. Acontece que algum hacker não indentificado transformou o som num toque de celular.

O toque de celular tem sido utilizado por alunos em sala de aula, para receber mensagens de texto sem que os professores percebam... mas atenção: professores com 20 a 30 anos conseguem ouvir o tom!

Faça aqui o download de uma amostra do som-será que você consegue ouví-lo?

Link
para a matéria no New York Times

junho 15, 2006

O Quadrado Impossível e a Seleção Brasileira

imp_steel_square.jpg

A seleção brasileira de futebol deveria ter um "quadrado mágico" no ataque, formado por quatro atacantes de altíssimo nível.

Até o momento, entretanto, esse "quadrado mágico" está mais para um "quadrado impossível", como o da figura ao lado.

As "figuras impossíveis" são clássicas ilusões visuais.

Veja outras figuras impossíveis no site "Amazing Art".

E vamos torcer para que o "quadrado mágico" do futebol seja um pouco menos impossível no próximo domingo...

junho 13, 2006

Encontre o Rosto Escondido

face-in-beans.jpg
Esta imagem está circulando pela internet: tente encontrar o rosto escondido entre os grãos de café; não desista! Há realmente um rosto aí!
As mensagens que circulam pela rede tentam estabelecer correlações entre o seu desenvolvimento psico-emocional e o tempo que você leva para encontrar o rosto, mas não leve isso a sério...
A imagem original foi publicada por Furitsu, um ás do Photoshop...

junho 12, 2006

Conferência de Antonio Damasio

damasio.jpg

Notícia via Research.cafe:

No âmbito da 3rd European Conference on Positive Psychology (www.iep.uminho.pt/3ecpp), a realizar na Universidade do Minho entre os dias 3-6 de Julho de 2006, irá ter lugar a Conferência proferida pelo Professor Antonio Damasio (University of Southern California), intitulada: Understanding the biology of emotion.

Face à existência de diversos pedidos no sentido de assistir à referida Palestra, decidiu a Comissão Organizadora abrir inscrições especificamente para esta conferência, no valor de 25 Euros.

As inscrições deverão ser efectuadas até à data limite de 16 de Junho e o seu número é limitado.

junho 11, 2006

Como o Cérebro Bilíngüe "Troca de Canal"

funnysign.jpg


Durante alguns anos, eu trabalhei como professor de inglês. Sempre postulei que, de alguma forma, o cérebro precisa "trocar de canal" quando mudamos de uma língua para a outra; acho, até, que algumas pessoas têm dificuldades para aprender uma segunda língua por nunca deixarem de fazer correlações entre a língua materna e a estrangeira-é como se não "sintonizassem a estação" corretamente, permitindo interferências contínuas entre os idiomas.

Mas em que parte do cérebro ocorre essa "mudança de canal"? Um estudo que aparecerá na revista Science da próxima semana pode ajudar a elucidar esse mistério.

Até recentemente parecia que, para o cérebro, todas as línguas seriam a mesma coisa: quer o diálogo se desse em alemão ou em inglês, os falantes fluentes do idioma pareciam usar sempre as mesmas áreas do cérebro, segundo os achados de estudos de ressonância magnética funcional.

No estudo que será publicado na Science, foi visto que as mesmas áreas corticais-particularmente áreas do córtex temporal esquerdo-são ativadas de modo semelhante pelo alemão e pelo inglês. Entretanto, a neurocientista Cathy Price, do University College de Londres, juntamente com colegas alemães e japoneses, deduziu que deveria haver algum local no cérebro que diferenciasse o Deutsch do English, por exemplo. Esses pesquisadores procuraram esse "seletor de canais" neural.

Os pesquisadores mostraram aos voluntários pares de palavras, uma após a outra, por exemplo, "trout", seguida de "salmon". Neste caso, as palavras têm significados semelhantes, e regiões de linguagem no córtex temporal responderam fracamente à segunda palavra, como se reconhecessem que "salmon" não era grande novidade.
As mesmas regiões responderam de maneira semelhante a palavras equivalentes em línguas diferentes, respondendo fracamente a "salmon" depois de verem a palavra alemã equivalente "lachs". Como nos trabalhos anteriores, foi visto que essas regiões corticais parecem se preocupar apenas com o significado das palavras, independentemente da língua.

Mas uma região profunda do encéfalo, o núcleo caudado esquerdo, registrou as mudanças de língua, respondendo fortemente à palavra "salmon", quando precedida por "lachs", mas apenas fracamente quando precedida por "trout". O caudado esquerdo registrou as mudanças de língua também para outros pares de palavras equivalentes alemão-inglês, bem como para pares inglês-japonês.


Esses achados, juntamente com evidências clínicas de pacientes bilíngües com lesão do núcleo caudado esquerdo, que passaram a ter uma tendência à troca involuntária de idioma, sugerem que essa região do cérebro auxilia na seleção da língua a ser utilizada..

Link para o trabalho na revista Science (é preciso ser assinante!)

junho 07, 2006

Neuroanatomia Funcional, do prof. Ângelo Machado

angelo.jpg

Eu sempre recomendo aos meus alunos o livro Neuroanatomia Funcional, do prof. Ângelo Machado. Esse livro é um clássico da literatura biomédica brasileira, tendo sido traduzido para diversas línguas.

Utilizei esse livro na graduação, e tenho dele as mais gratas recordações; era um auxílio e tanto no aprendizado das complexidades da neuroanatomia...

Mais recentemente, o prof. Ângelo Machado publicou "Manual de Sobrevivência em Recepções e Coquetéis com Buffet Escasso", que infelizmente está fora de catálogo...

Recentemente, o prof. Ângelo Machado deu uma entrevista impagável ao Jô Soares, na TV Globo, sobre esse último livro, mostrando também o seu lado de humorista!

Link para o livro Neuroanatomia Funcional (no site do Submarino).

junho 05, 2006

Orcas Ensinando Técnica de Caça em Grupo aos seus Filhotes

Vídeo de Uma Interface Cérebro-Computador

junho 01, 2006

A Voz da Mona Lisa

vert.mona.lisa.jpg

O Dr. Matsumi Suzuki, que geralmente utiliza os seus conhecimentos para ajudar em investigações criminais, mediu a face e as mãos da mulher retratada na famosa pintura de Leonardo da Vinci do século XVI para estimar a sua altura em 1,68 m e para criar um modelo do seu crânio.

"Uma vez que nós tenhamos esses dados, podemos criar uma voz muito semelhante à da pessoa em questão", Suzuki disse à agência Reuters numa entrevista no seu escritório de Tóquio na semana passada.

"Nós recriamos as vozes de diversas pessoas famosas que eram muito próximas às reais e foram utilizadas em dublagem de filmes."

A representação gráfica da voz de um indivíduo, conhecida como impressão de voz, é única para essa pessoa e Suzuki disse acreditar ter atingido 90 por cento de precisão na recriação da qualidade da voz da mulher do sorriso enigmático.


Para ler mais, acesse o site da CNN. Só fiquei um pouco desapontado por não encontrar ali um arquivo mp3 com a voz da Mona Lisa...