Encontrada Área Cerebral Especializada na Leitura de Palavras
Eu não disse que a frenologia estava voltando? Agora é a vez da área cerebral especializada na leitura de palavras, postulada pela primeira vez pelo neurologista francês Déjerine no final do século XIX.
Essa área, atualmente denominada visual word form area (VWFA), é localizada nas regiões posteriores do hemisfério cerebral esquerdo e mostra atividade, pela ressonância nuclear magnética funcional, quando o indivíduo lê; os céticos, entretanto, argumentam que ela também se ativa com outras tarefas, tais como olhar para faces ou objetos.
O caso recente de um paciente que se submeteu a uma cirurgia para o controle da epilepsia, tratamento esse que lesou áreas cerebrais próximas à VWFA, entretanto, lançou uma nova luz sobre esse problema.
Os achados de experimentos realizados antes e depois da cirurgia parecem confirmar que essa área cerebral realmente é fundamental para a decodificação da palavra escrita; basta dizer que, antes da cirurgia, o paciente era capaz de ler qualquer palavra de até 9 letras em 600 milisegundos e após a lesão terapêutica demorava 10000 milisegundos (1 segundo!) para ler palavras de 3 letras, precisando de mais 300 milisegundos para cada letra adicional...Parece que ele agora tem que ler uma letra de cada vez!
Este caso foi relatado por Laurent Cohen et al. no número de 20 de abril de 2006 da revista Neuron.