Ricardo Pereira Brasil

	


Ricardo nasceu no Rio de Janeiro, no dia 27 de dezembro de 1926, filho de Joaquim Pereira Brasil e de Maria de Lourdes Honorato Brasil. Tinha um irmão mais velho, Roberto, e uma irmã 10 anos mais nova, Lígia. O seu pai, Joaquim Pereira Brasil, era advogado e trabalhava na Alfândega, no Porto do Rio de Janeiro.



O Ricardo chegou a cursar alguns anos da Faculdade de Engenharia, mas foi aprovado em concurso público para o Banco do Brasil e iniciou, então, sua longa carreira nessa instituição, que ele chamava, orgulhosamente, de "uma grande casa". Também no Banco do Brasil conheceu a sua companheira de toda a vida, Maria Laura; na foto abaixo, de 1954, aparecem, além do Ricardo, Maria Laura com a mãe, Judite e "Tia Baby". O carro é um Citroen, carinhosamente apelidado, na época, por Maria Laura, de "Mico Preto".




Como funcionário do Banco do Brasil, Ricardo desempenhou diversas funções diferentes; talvez a mais perigosa e interessante tenha sido a de transportador de numerário, na qual viajava em pequenos aviões, com uma maleta cheia de dinheiro algemada ao pulso, com destino a agências do BB em pequenas cidades espalhadas pelo interior do Brasil.

O Ricardo também teve uma breve experiência como apresentador de um programa matinal de rádio, dirigido a agricultores..



Em 1955, Ricardo casou-se com Maria Laura, no Rio de Janeiro. Ela também era funcionária do Banco do Brasil. Mudaram-se algum tempo após para Belo Horizonte, onde residiram na Rua Muzanbinho, na Serra. Na ocasião, essa rua não era asfaltada, e por isso era conhecida popularmente como "Rua Mulambinho". O Ricardo ajudou a asfaltar a rua com as próprias mãos. Em Belo Horizonte nasceram os três filhos do casal: Joaquim, Maria de Fátima e Rosângela.


Na foto ao lado, vemos Ricardo passeando com Maria Laura em Belo Horizonte, em 1958, 11 dias antes do nascimento do seu primogênito, Joaquim. Posteriormente, o casal retornou para o Rio de Janeiro, e em 1975 mudou-se para Brasília, quando o Ricardo foi requisitado pelo Banco Central do Brasil.



"As vidas dos grandes homens nos ensinam

Que podemos fazer nossas vidas sublimes;

E, ao partir, deixar pegadas

Na areia dos tempos"

Henry Wadsworth Longfellow, "O Salmo da Vida"


[Home de Ricardo Brasil | Livro de Visitas | Viagem Inesquecível

                
  • Reflexões -- Por favor assine o Livro de Visitas de Ricardo Brasil
    Detalhes do Memorial
    Local de Nascimento:Rio de Janeiro-Brasil
    Residência: Rio de Janeiro-Brasil
    Ocupação: Bancário
    Nome do Pai: Joaquim
    Nome da Mãe: Maria de Lourdes

O Memorial de Ricardo Brasil foi visto vezes.